Código de Conduta - Sleipner

LANGUAGE:

Pessoas 

Saúde e Segurança 

A Sleipner está empenhada em proporcionar um ambiente de trabalho saudável e seguro a todos os nossos colaboradores, fornecedores e outras partes interessadas. Sempre que trabalhamos ou interagimos com terceiros, as nossas normas de saúde e segurança são-lhes igualmente aplicadas. A saúde e a segurança exigem que todos estejam igualmente envolvidos. Asseguramo-nos de que todos na Sleipner estejam cientes de todos os regulamentos importantes em matéria de saúde e segurança e que os cumprem. O objetivo da nossa política de zero danos é prevenir todos os ferimentos, incidentes de segurança e perigos para a saúde. 

Direitos Humanos 

A Sleipner respeita os direitos humanos. Em todas as nossas operações, estamos comprometidos com todos os direitos humanos proclamados internacionalmente, tal como afirmado nas Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos, os Princípios Orientadores das Nações Unidas  sobre Negócios e Direitos Humanos, os Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas,  e a Declaração dos  Princípios Fundamentais e Direitos no Trabalho da Organização Internacional do Trabalho. 

Emprego justo 

O tratamento justo e respeitoso dos funcionários é a nossa forma de trabalhar. Recrutamos, desenvolvemos e promovemos com base no mérito – independentemente da identidade de género, raça, idade, religião, orientação sexual, deficiência, nacionalidade, opinião política, filiação sindical, origem social ou étnica. Valorizamos também a diversidade. 

Quaisquer formas de trabalho obrigatório, forçado ou infantil não são utilizadas nem toleradas. A Sleipner respeita toda a legislação e regulamentos aplicáveis em matéria de horas de trabalho e compensação. A Sleipner também respeita a liberdade de associação e o direito à negociação coletiva. 

Assédio 

A Sleipner proporciona um ambiente de trabalho que se baseia no respeito mútuo e na justiça.  Não toleramos assédio físico, sexual ou verbal, violência, ameaças, discriminação, intimidação, humilhação ou intimidação. Esperamos inclusividade e apoio de todos os nossos funcionários. Os nossos funcionários são sensíveis a considerações culturais quando viajam, bem como quando interagem com pessoas de diferentes origens culturais. Estes princípios aplicam-se às nossas operações globais e na realização de negócios, representação e viagens. São também respeitados em instalações de terceiros, bem como nas redes sociais. 

Conduta comercial 

Leis e regulamentos 

Respeitamos a legislação, regulamentos e costumes locais onde quer que operemos. Se houver alguma inconsistência entre o nosso Código de Conduta e quaisquer leis, regulamentos ou costumes locais, aplicamos o padrão mais elevado. 

As violações das leis, em particular as leis anticorrupção e da concorrência, podem causar danos significativos à reputação da Sleipner, penalizações e perdas financeiras. Para os funcionários da Sleipner ou qualquer pessoa envolvida, podem conduzir a ações disciplinares, tais como a cessação do contrato de trabalho. 

Corrupção e branqueamento de capitais 

A nossa abordagem à corrupção e ao suborno é de tolerância zero, e 

cumprimos as leis nacionais e internacionais anticorrupção. Não negociamos com ninguém que não partilhe destes princípios. Não oferecemos, pagamos, exigimos ou aceitamos subornos ou pagamentos de facilitação, direta ou indiretamente. Estes princípios são aplicados tanto ao setor público como ao privado. Não cometemos nem aprovamos quaisquer transações comerciais que violem leis contra o branqueamento de capitais ou financiamento do terrorismo. Estamos empenhados em assegurar que os nossos produtos e serviços sejam utilizados apenas para fins legítimos com financiamento legítimo. 

Presentes e entretenimento 

Embora oferecer e aceitar presentes, hospitalidade e entretenimento seja prática comercial normal em muitos dos nossos locais de operação, não transigimos em relação à nossa política anticorrupção. Consequentemente, só são permitidos presentes ocasionais e modestos, hospitalidade e entretenimento – tanto a receção como a oferta. Estes presentes devem ser oferecidos ou aceites no decurso de uma interação comercial normal e devem ser aprovados de acordo com as nossas políticas. Os presentes, hospitalidade ou entretenimento nunca devem envolver presentes em dinheiro, cartões de oferta em dinheiro ou similares. Qualquer presente nunca será oferecido ou aceite se o objetivo for influenciar uma decisão comercial. 

Conflito de interesses 

Esperamos que todos os funcionários da Sleipner atuem sempre no nosso melhor interesse. Ocorre um conflito de interesses se tiver alguns interesses concorrentes ou lealdades que possam ter um efeito na sua capacidade de executar o seu trabalho para a Sleipner. Além disso, um benefício financeiro ou outro que possa influenciá-lo(a) ou a alguém próximo de si pode ser um conflito de interesses. Se vir algum conflito de interesses real, potencial ou percetível, deve divulgá-lo imediatamente ao seu superior hierárquico e a alguém dos RH e retirar-se dos processos de tomada de decisão relacionados com a Sleipner.  

Terceiros

Este Código de Conduta aplica-se também aos nossos clientes, fornecedores, agentes, distribuidores, consultores e outros parceiros comerciais. Espera-se que todos eles se comprometam e cumpram os mesmos princípios de um bom comportamento comercial. 

Relações governamentais 

Todas as operações com todas as autoridades governamentais devem pautar-se pela integridade e transparência. A Sleipner permanece politicamente neutra e não faz doações nem contribuições para partidos ou candidatos políticos. 

Concorrência 

A Sleipner está empenhada numa concorrência justa e transparente, cumprindo todas as leis da concorrência em vigor. É proibida qualquer fixação de preços, atribuição de mercados ou clientes, manipulação de ofertas, agrupamento ilegal, troca de informações sensíveis à concorrência ou outros acordos ilegais que restrinjam a concorrência com clientes, fornecedores, comerciantes, concessionários, distribuidores, consultores ou outros parceiros comerciais. 

Conformidade comercial 

A Sleipner compromete-se com o comércio responsável Esperamos também que os nossos fornecedores cumpram estes mesmos princípios. Cumprimos todas as sanções comerciais relevantes e as leis e regulamentos tarifários aplicáveis à exportação e ao Sistema Harmonizado.  

Ativos da Empresa 

Privacidade  

Cumprimos as leis e regulamentos de privacidade e proteção de dados ao recolher, tratar e reter dados pessoais. Isso aplica-se tanto aos nossos colaboradores como aos nossos parceiros comerciais. Os dados são recolhidos apenas para fins comerciais legítimos. 

Direitos de propriedade intelectual 

Os direitos de propriedade intelectual da Sleipner são um ativo fundamental e representam valor significativo para a nossa atividade como empresa. É por essa razão que devem ser protegidos mediante uma divulgação pública controlada, confidencialidade, contratos de licenciamento e outras medidas. Respeitamos igualmente os direitos de propriedade intelectual de terceiros e comprometemo-nos a não os utilizar sem prévia autorização. Os referidos direitos incluem direitos registados, como patentes e marcas registadas, assim como direitos não registados, como segredos comerciais, direitos de autor e o saber-fazer.  

Confidencialidade  

A fim de assegurar que a informação confidencial apenas será usada para os fins autorizados, a Sleipner deve protegê-la e limitar o seu acesso para quando existe a necessidade desse conhecimento. Tal aplica-se à nossa própria informação confidencial, assim como à informação confidencial dos nossos clientes, fornecedores e outros parceiros comerciais. Incluída pode estar informação sobre tecnologias, projetos ou outros 

dados técnicos, informação financeira e comercial, dados de clientes ou informação pessoal. 

Informática e cibersegurança 

A infraestrutura informática da Sleipner deve ser protegida de forma consistente contra acesso não autorizado, vírus, ciberataques, phishing, danos ou roubo.  Os dispositivos e os sistemas informáticos não devem ser usados para aceder, guardar ou transferir material ilegal, inadequado, obsceno ou ofensivo da Internet, redes sociais ou outras fontes. O acesso aos nossos dispositivos e sistemas informáticos pode ser controlado e bloqueado sempre que necessário. Dentro do que a lei permite, todos os dados guardados nos nossos dispositivos e sistemas informáticos podem ser acedidos e analisados por nós para efeitos comerciais, manutenção informática ou legais. Incluída está a investigação de comportamentos ilegais ou não éticos. Os nossos colaboradores são encorajados a envolverem-se em diferentes canais de comunicação social para apoiar os nossos clientes, construir a marca Sleipner e comunicar com as partes interessadas. Agir com integridade, ter em consideração o público-alvo e não revelar qualquer informação confidencial são as nossas principais diretrizes na utilização dos canais dos meios de comunicação social. 

Marca e reputação 

A Sleipner visa maximizar o reconhecimento da nossa marca por parte do cliente. A construção e reforço da marca Sleipner apoia a nossa estratégia comercial. As nossas diretrizes visuais da marca devem ser sempre seguidas para a comercialização de materiais, produtos, vestuário e documentos. A nossa reputação deve ser sempre protegida e promovida. Devemos sempre agir e tratar os outros com integridade e respeito quando representamos ou interagimos com a Sleipner. Isso inclui viagens de negócios e tarefas a longo prazo. 

Sustentabilidade

Meio ambiente  

Estamos empenhados em minimizar a nossa pegada ambiental e o impacto das nossas operações, bem como em influenciar as operações dos nossos clientes e fornecedores. O nosso objetivo é a utilização eficiente e sustentável da energia, da água e 

outros recursos, e minimizar as emissões e os resíduos. Esforçamo-nos por melhorar constantemente o ambiente para os nossos clientes através das nossas soluções, equipamentos e serviços. 

Qualidade e conformidade do produto 

Todas as soluções, equipamentos e serviços que fabricamos são consistentes com os requisitos legais e regulamentares de segurança de produtos aplicáveis em termos de desenvolvimento, conceção e seu fornecimento. A finalidade é que cumpram ou excedam as expectativas dos nossos clientes e os requisitos do setor.